quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pesca nos Costões

 
Pesca no Costão

Pescar nas pedras fascina muita gente e a mim também atrativo principal está na grande variedade disponível de espécie de peixes. Mas lembre-se nas pedras requer muitos cuidados sempre pescar acompanhado nunca sozinho, cuidados com o lodo das pedras caso tenha criança ou adolescente pescando usar sempre o colete salva vidas e juntamente com o colete usar um apito amarado no colete caso um acidente aconteça usar o apito para avisar algum adulto muito cuidado com as pedras ainda se estiver molhada porque podera escorregar e até mesmo cair na agua por isso deve estar com um excelente calcado.

Em costões, dá para fisgar os típicos peixes de rocha como garoupas, caranhas, marimbas, pampos corvinas, linguados, badejos e sargos, entre outros, e ainda dispor daqueles que passam em cardumes como enchovas, xereletes, xaréus, vermelhos, sem falar nos robalos, costumeiros visitantes de locais pedregosos.
Pequenos peixes também aparecem para se alimentar e virar alimento uma fantástica cadeia alimentar. Por isso podemos sempre sonhar em pescar um excelente peixe.
  


   
Nesta foto acima em bertioga já pesquei muito, nesta pedras já pequei muitos peixes bons, como corvina, espadas, robalo, raia entre outros.



   



Iscas que podem ser usado.

Ouriço


O ouriço-do-mar é primo da estrela-do-mar. O corpo deste equinodermo geralmente é esférico, mas pode ser achatado nos ouriços-das-areia. O ouriço-do-mar é coberto de espinhos que medem entre alguns milímetros e 30 cm

Como iscar
Para iscar  e só cortar ao meio.


Caranguejo




Também pode ser usar o caranguejo onde muitos peixes gostam, Ele habita os vãos de pedras e a sua captura é muito difícil, mas compensadora: para o Sargo e a Sernambi quara não existe isca melhor.

Como iscar
Para iscar os pequenos pode ser colocado inteiro os maiores pode-se cortar em 2 a 3 pedaços.

Camarão



O camarão dispensa apresentação é o mais usada nós costão pelo os pescadores
Como iscar
Fixe o anzol na base do "ferrão"(rostro serrilhado) para arremessos a pequenas distâncias

CORRUPTO



É uma espécie de crustáceo que mora em galerias cavadas nas areias das praias rasas.

Como iscar

É indispensável o uso da linha elástica, tipo elastricô, para fixar o corrupto com firmeza no anzol.



LULA



É um molusco que costuma dar bons resultados na pesca de algumas espécies que habitam as pedras, mas não costumo muito usar a lula e questão de gosto.

Como iscar

Usando uma faca, retire com muito cuidado a parte escura da pele da lula, raspando no sentido de comprimento.

SARDINHA


A sardinha e a mas usada entre os peixes que serve de isca

Como iscar

Ela pode ser iscada inteira (uma única ou várias, amarradas com elástico),



Dica:

Uma dica boa que vou dar é sempre usar sal grosso para conservar e dar mas firmeza.
Separe a isca que vai usar coloque em uma vasilha e depois  só colocar o sal grosso a sua isca vai estar conservada por horas sem precisar estar no gelo.
  


Boa pescaria, sempre pesque acompanhado na costa e tenha muita atenção para não machucar nas pedras!!!!!

Um comentário:

Dúvidas e comentários estarei a disposição.