sábado, 24 de abril de 2010

Pescar em Mar ??????

Pescaria em  Alto Mar


Pescar em alto mar e uma das pescaria que mas gosto, o fato dessa pescaria é pescar peixes variados podendo ir pescar um tipo de peixe como “espadas”  pescada por muitos pescadores e pescar outros tipos como: bicuda, curvina, cação, olho de boi entre outro.
A pescaria de espada e muito produtiva podendo pescar de 200 a 400 espadas em uma noite ou em um dia de pescaria mas irei falar desse assunto em outra postagem irei dar dicas de como pesca o material a usar como montar corretamente mas lembrando que a espada pega-se também na costa já pesquei com dois amigos certa de 50 espadas a noite na costa de Bertioga depois irei dar as dicas.




O enjôo o grande problema?

Sem dúvida o grande problema da pescaria no mar e o balanço do barco devido à maré ou ondas e o cheiro de diesel do motor por conseqüência causa  enjôo mal-estar chamado "mal do mar" e prováveis complicações estomacais.

Lembro como fosse hoje minha primeira pescaria no mar muito empolgado marcamos a pescaria as 18:00h pescar a noite iríamos ficar no mar umas 12horas. Me falaram do enjôo mas fiquei tranqüilo na hora de entrar no barco tomei um remédio e fomos como foi engraçado e triste passando 50 minutos a bordo do barco minha cabeça começo a rodar meu estomago virou de um jeito que não agüentei só foi virar a cabeça na borda do barco e foii.. passei muito mal foram aproximadamente 10h passando muito mal enjoando muito mal consegui pescar a turma do barco sempre falando: venha sevar aqui.
Tive que deitar porque assim parava um pouco de enjoar mas não conseguia pescar aquela noite não pesquei nada mas valeu como experiência.




O enjôo acontece quando os olhos dizem ao cérebro que estamos parados, mas o estômago e os ouvidos dizem que estamos nos movimentando a caba entrando em conflito.
Portanto, se você olha para o barco, os olhos dizem que você está parado, mas o estômago e o labirinto do ouvido continuam a se mexer.
Para não enjoar, movimente-se, olhe para tudo e observe o movimento acompanhando e entendendo, ou seja, explique para a sua cabeça que existe um movimento. Ninguém enjoa nadando, pois o corpo e o cérebro sabem que estão todos balançando.





Como fazer para não enjoar?

Por que as pessoas "mareiam”. Algumas pessoas são mais suscetíveis ao enjôo. Quando se fala de pesca embarcada em mar, sempre você houve: “passei muito mal nunca mas vou?” ou “nossa!! nunca mais na vida estou fora”, “eu já fui, e como disse anterior passei muito mal mas não desisti. Bom, quando tem esse tipo de comentário, geralmente, ninguém comenta sobre as latinhas de cerveja a caipirinha a feijoada  aquela pizza no dia anterior da pescaria. Lembre-se tem que evitar esses excesso alimentar-se o mas leve possível.

Uma dica boa é:

 Se você lê quando esta com o carro ou ônibus em movimento, e não sente nenhuma sensação desagradável, isso já é um começo. 

- Evite comidas gordurosas, no mínimo 12 horas antes de embarcar.

- Beba muita água para hidratar o seu corpo.
Se puder, não beba nada que tenha álcool até ter certeza que você não irá passar mal.


- Tome um bom café da manha sem exageros, lembre-se: evite gorduras. O café ideal seria chá (de preferência preto), torradas e/ou biscoitos (tipo água e sal) com geléia. Estomago vazio e barco não combina muito bem.

- Leve sempre biscoitos água e sal e, sempre que puder, de uma paradinha e coma um ou dois biscoitos (não os recheados, pois o recheio é gordura vegetal hidrogenada).

- Evite lugares com cheiro forte como o de óleo diesel, e  fique longe do banheiro.

Existem vários remédios para evitar o enjôo ou até para controlá-lo não irei mencionar nenhum porqeu não sou médico. Caso você queira se medicar, sugiro consultar um.




Boa pescaria a todos no Mar !!!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas e comentários estarei a disposição.