quarta-feira, 28 de abril de 2010

Pesca na praia


Pesca na Praia!!!


Uma pescaria muito boa porque junta lazer com a família e ainda pode estar pescando todos juntos ainda mas com os pequeninos “crianças”.
Uma pescaria que todos podem ter acesso e pode se pescar peixes muito bom irei dar algumas dicas que serão muito válidas.

1° - dica.

A pesca na praia tem algumas técnicas como toda pescaria. Primeira dica e a isca muito importante a ser usada todos pescadores usam camarão sim e muito boa mas nada se compara ao corrupto excelente isca, quando vou pesca na praia ainda levo sardinha que também funciona muito.



Os Corruptos são crustáceos decápodes, pertencentes à família Callianassidae e ao gênero Callichirus. Este gênero possui cerca de 90 espécies no mundo, medindo desde milímetros até 30cm
Vivem em praias rasas de areia fina, próximos à linha d'água, em profundas tocas verticais escavadas na areia. Quanto maior o buraco, maior o animal que nele habita. Alimentam-se de matéria orgânica em decomposição e de pequenos animais. Nos buracos cobertos pela água, o Corrupto estará mais próximo à superfície. Sua captura é possível com a ajuda de uma bomba de sucção

Geralmente seus buracos ficam expostos apenas durante as marés bem baixas.
A estrutura do Corrupto é extremamente delicada, devendo ser amarrado ao anzol com elastricot, sem apertar demais





A bomba para retirado do corrupto compra-se em qualquer loja de pesca. Sem a bomba fica muito difícil sua retirada

Também na área da praia tem outras iscas outra usada mas um pouco mas difícil de retiarar e a minhoca. usa´se uma sardinha desfiada, quando a maré estiver voltando segure a sardinha na área deixe a mará voltar e levar o cheiro da sardinha por algumas vezes caso tenha por perto a minhca ela colocara a cabeça para fora e segurar e ir puxando.








2° - dica a escolha da praia.

A segunda dica e a escolha da praia, a pesca de praia é realizada, em sua grande maioria, de arremessos.
As praias de tombo são aquelas em que a profundidade aumenta rapidamente, logo no início, com pouca seqüência de ondas. Isto dá uma certa vantagem ao pescador no arremesso. Então a praia de tombo são excelente para este tipo de pescaria uma praia que sempre vou por ser de tombo é a : BOIÇUCANGA.

Mas pode ser pesca também em qualquer praia nas praia raras você tem que entra na água até a altura da barriga para fazer o arremesso assim a isca vai o mas fundo possível ao contrario da praia de tombo que não à necessidade de entra na água.






2° - dica chicote.

 
O chicote também e importante o  mesmo chicote pode ser usado também no mar ou na costa. O uso do chicote varia muito de pessoas para pessoa eu gosto de usar 3 anzóis no chicote eu parceiro de pescaria já gosta de usar 6 anzóis.
O importante e usar um chicote independente da quantidade de anzóis. 
  





4° -  dica o material.

O material e importante o que deve ser levado para pescaria para pesca peixes médio.

1 – Vara acima de 2,70m ou superios preferentemente do tipo tubular de fibra de vidro ou grafite, leves e sensíveis.
2 -   MOLINETES: pequenos, de 250 a 350 gramas
3 -  linha de 0,35 mm a 0,50 mm, bobina cheia. É recomendável encher o carretel com uns 200 m.
3 – Elastricot muito importante para amarrar as isca no anzol.
4 - Anzóis: de nºs 18 a 12, mais ou menos,
5 – Um tubo de PVC de 1,50m para estar fixando na área para estar fixando as varas.
6 – chumbo pirâmide 80g


Lembre-se: o mas importante e divertir-se caso não tenha o material recomendado leva sua varinha e boa pescaria.




Uso de vela de carro!!!!!!


Uma dica boa que vou dar e trocar o chumbo que geralmente usamos e usar velas de carros... isso mesmo velas de carros!!. E meio estranho quando me falaram, "muito esquisito"  mas amigos tenho que falar depois que passei a usar uns 7 anos atrás nunca mas comprei o chumbo que esta um pouco caro.  
Qualquer oficina mecânica tem muita vela acho que tenho umas 2mil ou mais, antes de usar a vela tem que ficar de molho na gasolina por 1h e depois mas 1h de molho com detergente e depois lavar bem com água corrente para retirar todo resíduo de óleo nada pode ficar porque poderá atrapalhar e muito sua pescaria.
A vela pode ser usada em: Rios, lagos, represas no mar na costa são excelente porque na costa tem muito enrosco e a vela enrosca muito pouco e tem um excelente peso. 



Obs: Depois de terminar a pescaria lembre-se de lavar todo o material com água corrente para retirar todo o sal, pois o mesmo e corrosivo.




Peixes encontrado na praia!



Xaréu    



Descrição
Corpo alongado, alto e comprimido lateralmente. dorso cinza azulado escuro, flanco prateado e ventre branco-amarelado. Podem ser encontrados em todo o litoral brasileiro. Freqüentam locais com fundo duro, de pedra ou areia, próximos a ilhas e costões Possui uma mancha no opérculo e outra na base da nadadeira peitoral. As nadadeiras peitorais são longas e falcadas, possui o pedúnculo muito fino e nadadeira caudal furcada.
.
Melhor época: Durante todo o ano, desde que a água esteja limpa.


Corvina




Podem ser encontradas em toda a faixa litorânea brasileira, bem como na costa oeste paranaense, onde. Vivem em locais com fundo arenoso, normalmente em cardumes não muito numerosos.  

Dica: Na pesca embarcada, o silêncio é fundamental. Na pesca de praia, deve-se arremessar no canal, que é facilmente localizado pela arrebentação das ondas. O início da arrebentação marca o final do canal

Melhores épocas: Meses de outubro, novembro e dezembro.
Tamanho mínimo: 25cm


PAMPO-MALHADO





Corpo moderadamente alto. Dorso azulado, flancos prateados e ventre branco. Possui de 4 a 6 manchas sobre a linha lateral encontra-se outras espécie.
Medidas máximas: 63,0 cm de comprimento e 3,50 kg.

Robalo   




Vive nas águas salgadas e salobras da costa leste brasileira. Freqüenta ilhas, rios e canais, onde procura suas presas próximo a estruturas de paus, pedras, etc .
Técnicas de pesca: Para se pescar Robalo embarcado, o ideal é se utilizar equipamento de:
Marés: As melhores marés para se pescar Robalos ocorrem nas luas crescente e minguante, sendo esta.

Melhor época: O Robalo pode ser pescado durante o ano todo, sendo que sua maior atividade ocorre em épocas de estiagem.

PAPA-TERRA
  

Também é conhecido como Betara, Papa-terra, sua característica de alimentar-se que amimais que fundo marinho como: crustáceos, minhoca-do-mar, moluscos e outros.


PARATI-BARBUDO





Com hábitos diurnos, os paratis barbudos freqüentam costões e ilhas, embora se destaquem nas praias, visitando sempre as linhas dos pescadores dessa modalidade de pesca. Entre as suas principais características estão o focinho alongado e os barbilhões que, localizados na parte inferior da boca, o auxiliam na busca de comida no fundo das praias e ilhas. A maioria dos paratis barbudos tem coloração cinza prateada que, às vezes, recebe alguns tons amarelados. Raramente eles ultrapassam a marca de 30 centímetros, o que, no entanto, não impede que os pescadores se divirtam durante a sua captura, que pode ser feita com camarão, corrupto ou sardinha.



RONCADOR

Peixe de escamas, abundantes, com corpo é alongado, focinho cônico e boca relativamente pequena. Coloração de um prateado a amarelo ou oliváceo, mais escuro no dorso e com cerca de oito faixas escuras evidentes na lateral do corpo. Tem também algumas linhas amareladas longitudinais. Atinge 35 cm de comprimento.

Habitat – regiões costeiras, baías, ao longo das praias, canais e estuários, em profundidades de 2 a 50 m, sobre fundos de lodo, areia ou cascalho.


Pargo



É uma das espécies de maior interesse comercial, devido à qualidade de sua carne. Corpo ovalado, olhos grandes, boca pequena provida de séries de dentes, com pontas arredondadas. Coloração rósea. Embora atinjam 80 cm de comprimento e 8 Kg , os pargos mais comuns têm menos de 55 cm e 2 Kg.
Habitat – fundos de rochas, de corais ou de areia da costa até próximo da borda da plataforma continental, em profundidades que variam de 10 a até 200 m.
Ocorrência – todo o litoral brasileiro.
Alimentação – fauna bentônica, pequenos peixes, moluscos e crustáceos


Baiacu

Existem muitas espécies de baiacus, a maioria delas contendo altos níveis de tetrodotoxina, por isso, não consumíveis pelo homen. No entanto duas espécies vem sendo comercializados normalmente em feiras livres e mercados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, sem notícias de intoxicação pela toxina em questão.

Cação



 Bastante confundidos com os tubarões (e não menos temidos), os cações são, muitas vezes, uma forma jovem desses peixes. Representantes dos peixes cartilaginosos, eles têm o corpo alongado e nadadeira caudal com lóbulo superior mais desenvolvido. A coloração do dorso varia do azulado ao amarronzado, sendo que, na grande maioria das vezes, são acinzentados; o ventre é brancacento. Os cações ultrapassam o comprimento de 1,5m e podem passar da marca de 40kg.
    De hábito pelágico, eles são essencialmente carnívoros, chegando inclusive a se alimentar de mamíferos marinhos.


Bagre



Bagre-cabeçudo(Arius grandicassis), Comum em toda costa brasileira, pode atingir 1 m de comprimento e a pesar mais de 5 kg.
 



Um comentário:

  1. ola gostaria de tirar uma duvida na captura da minhoca de praia qual a baixa mar para sua captura se e so na 0,0 ou nao

    ResponderExcluir

Dúvidas e comentários estarei a disposição.