sábado, 3 de abril de 2010

PEIXES ESPORTIVOS

TUCUNARÉ

Aqueles que já tiveram a oportundade de pescar o tucunaré nunca vam esquecer e sempre vam querer pescar este excelente peixa brigador ele não desiste jamas até cansar.
Para pesca do tucunaré ele sempre permanecer entre galhadas no meio da folhagem ...agora a técnica vale também. a isca de surpefície dá mais emoção outra isca excelente e isca viva funciona muito bem. 
Vale lembrar que os tucanaré têm hábitos diurnos ente horários bom para sua pesca e pela manhã ou a tarde

Tucunaré, do Tupi "tucun" (árvore) e "aré" (amigo), ou seja, "amigo da árvore", Cichla spp., é uma espécie de peixe presente nos rios da América do Sul, em especial do Brasil, também conhecida como tucunaré-açu, tucunaré-paca, tucunaré-pinima, tucunaré-pitanga, tucunaré-vermelho ou tucunaré-pretinho.
Os tucunarés são peixes de médio porte com comprimentos entre 30 centímetros e 1 metro. Todos apresentam como característica um ocelo redondo no pedúnculo caudal.
Os tucunarés são sedentários e vivem em lagos, lagoas, rios e estuários, preferindo zonas de águas lentas ou paradas. Na época de reprodução formam casais que partilham a responsabilidade de proteger o ninho, ovos e juvenis. São peixes diurnos que se alimentam de qual quer coisa pequena que se movimenta e outros peixes e até pequenos crustáceos. Ao contrário da maioria dos peixes da Amazônia, os tucunarés perseguem a presa até conseguir o sucesso.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wik


DOURADO



Conhecido como o "rei do rio", é das espécies mais atraentes para a pesca esportiva pela disposição de luta, beleza e pela exuberância de sabor. Chega a atingir 1,10 m e pesar 20 quilos. Habita águas correntes e sua pesca é fácil, pois é atraído por tudo o que brilha na superfície da água excelente peixe esportivo pescado no verão pode ser usar iscas vivas ou artificial de superfície ou meia-água. O peixe é da família dos Caracídeos ( Salminus maxillosus )
Para sua pesca prefere águas límpidas, mas com certas turbidez, para pesa esportiva e convenientes a utilização de equipamentos que mantenham a linha esticada constantemente.



Iscas:
As iscas artificiais, as que apresentam melhores resultados sao os plugs de meia agua e as colheres, que podem ser utilizadas no corrico ou no arremesso em diretpo as margens. Iscas naturais como tuvira, lambari, curimbatá e piraputanga são bastante produtivas.


PIRAPUTANGA

 

 



 A pipaputanga outro excelente peixe para pescar ainda não tive esta  oportunidade de pesca-ló mas meus amigos recomendaram muito sua pesca . Peixe de escamas corpo alongado e comprido boca e dentes fortes, nadadeiras alaranjadas sendo a caudal vermelha com mancha preta sobre a linha lateral que vai da nadadeira adiposa até aos raios centrais da nadadeira caudal, pode medir até 50Cm de comprimento e pesar 3Kg. 
Vive em cardumes e se alimenta principalmente de matéria vegetal (frutos, flores e sementes) e, mais raramente, de pequenos animais (crustáceos, peixes e insetos). Muito encontrado na região de Bonito em Mato Grosso do Sul - Brasil e outros rios da bacia do rio Paraguai.


Iscas:
Naturais: Pequenos peixes ou pedaços, frutos
Artificiais: Pequenos plugs de meia água. Colheres e spinners 


PINTADO OU SURUBIM




O surubim-pintado são os peixes de couro muito procurados pelos pescadores que vão ao Pantanal, tanto pela sua força e valentia, como pelo excelente sabor de sua muito apreciada carne.
O surubim é um peixe de hábitos noturnos Peixe de couro, corpo alongado e roliço, cabeça grande e achatada. A coloração é cinza-escuro no dorso, sendo branca abaixo da linha lateral. Às vezes, apresenta algumas manchas arredondadas ou alongadas no final das faixas. Espécie de grande porte, pode alcançar mais de 1 metro de comprimento total. .
Durante o dia torna-se mais cauteloso, mais silencioso, mas, mesmo assim, ataca com vigor suas presas, num estilo que se verifica inconfundível depois que o conhecemos bem.
Espécie piscívora. Ocorre em vá?rios tipos de hábitats como lagos, praias e canal dos rios.

Iscas:
É capturado principalmente com iscas naturais de peixes, como sarapós, muçuns, tuviras, lambaris, piaus, curimbatás e minhocuçus. Também podem ser utilizadas iscas artificiais, como plugs de meia água e de fundo, principalmente em lagos, lagoas e nas praias, mas, nesse caso, as iscas devem ser trabalhadas bem próximas ao fundo.

Cachara





 

Cachara


Peixe de couro; corpo alongado e roliço; cabeça grande e achatada. A coloração é cinza escuro no dorso, clareando em direção ao ventre, sendo branca abaixo da linha lateral. Pode ser separada das outras espécies do gênero pelo padrão de manchas: faixas verticais pretas irregulares, começando na região dorsal e se estendendo até abaixo da linha lateral. Às vezes, apresenta algumas manchas arredondadas ou alongadas no final das faixas. Espécie de grande porte, pode alcançar mais de 1m de comprimento total. Espécie piscívora, com preferência para peixes de escamas, mas, em algumas regiões, camarão também é um item importante na dieta. Ocorre em vários tipos de habitat como poços no canal dos rios, baixios de praias, lagos e matas inundadas. Realiza migração reprodutiva rio acima a partir do início da enchente. É importante na pesca comercial e esportiva. Pode alcançar 1,2m de comprimento e 20kg, e é encontrada em toda a região Norte e Centro-Oeste, além dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Iscas para Cachara



Pirarara


Peixe de couro da família dos Pimolidedae, a Pirarara (Phractocephalus hemioliopterus) possui cabeça bem grande e larga pode chegar a mais de 1,50m de comprimento total e mais de 50kg. A boca é bem ampla. Possui uma grande placa nucal, que a diferencia dos demais pimelodídeos. O corpo é roliço, com perfil arredondado e ventre convexo ou achatado. A cor geral do dorso é marrom ou preta, podendo apresentar um certo tom esverdeado, dependendo da região. O ventre é amarelo, muitas vezes com manchas pretas.
Ocorre no canal dos rios, nos poços logo após as corredeiras e igapés. Alimenta-se de peixes, frutos e caranguejos. Tem a reputação de atacar seres humanos, principalmente crianças.

Iscas: Esta espécie é capturada exclusivamente com iscas naturais, peixes inteiros ou em filés, por exemplo, de traíra ou piranha-caju.






Um comentário:

Dúvidas e comentários estarei a disposição.