sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Perigo na Pescaria!!!!





Pesca nos costões

 Devemo ter muito cuidado ao pesca seja no mar, rios, repreas etc...
A pesca de pedra (costão) no mundo, se assemelha bem com a de praia, e é sempre praticada em todo o litoral brasileiro. Todos os praticantes sempre procura fisgar os maiores peixes seja usando iscas mortas, vivas ou artificiais. O bom da pesca de costão, pedra e arrecifes é que pode-se pescar durante o ano inteiro, com uma probabilidade muito maior de capturar bons exemplares já que existem vários tipos de peixes que comem nos arredores das pedras(costões) de um modo geral, alimentando-se de crustáceos e parasitas que se fixam ou estão de passagem. As espécies mais capturadas neste tipo de modalidade são os pampos, garoupas, sargos, badejos, marimbás, budeões, vermelhos, mariquitas dentre outros. Este tipo de pesca, é sempre muito desfavorável ao pescador devido os vários riscos em que ele é constantemente exposto. Todo cuidado é pouco e a atenção deve ser sempre desdobrada, tanto na hora dos arremessos, quanto na hora de retirar o peixe da água. Por isso ai vai algumas dicas importantes. 


CUIDADOS A SEREM TOMADOS ANTES DE PRATICAR ESSA MODALIDADE DE PESCA DE PRAIA

1ª - Sempre leve alimentos leves como sanduiches naturais, barras de cereais, maças, bananas e muita água.
2ª -  Sempre que Levar isca mortas como camarão, corrupto, lula, mariscos, sardinhas... Mantenha-os bem conservadas em um recipiente com gelo.
3ª - Coloque os peixes capturados na água gelada proveniente do gelo das iscas, conservando-os assim e evitando que o calor do sol apodreça os peixes e estrague sua pescaria.
4ª - Independente do local da pesca, seja ele em pedras (costões) ou arrecifes, sempre vá calçado, use um tênis anti-derrapante e muito cuidado onde vai pisar.
5ª -  Seja cauteloso na hora de retirar o peixe da água evitando assim que ele escape ou que a linha se parta entre as pedras.
6ª - Procure manusear ou seja, conduzir o peixe em sua direção e evite que o mesmo corra para as laterais que provavelmente ocasionará na perda do mesmo.
7ª - O mais importante. Jamais se arrisque por causa de um peixe!. Mantenha sempre a calma e se não der prá capturá-lo, o melhor deixá-lo ir. 
 - Nunca pescar durante trovoadas.
 9ª - Cuidados com as crianças é sempre bom estar com colete salva vidas e um apito nele
10ª - Verifique se a ondulação não o põe em risco ( a agitação marítima pode alterar-se)
11ª-  Verifique se a subida da maré não o deixa sem possibilidade de fuga.
12ª -  Nunca pesque sozinho...

O Vestuário

É fundamental que o vestuário ofereça protecção ao pescador, não só do frio, mas também dos pequenos acidentes.
  • Use calçado não escorregadio, existe calçado próprio para pesca se o pesqueiro é escorregadio este factor é de especial importância;
  • Evite usar vestuário onde os aparelhos de pesca tenham possibilidade de se prender;
  • Use óculos e chapéu (evitando possibilidade de acidentes com anzóis ficarem presos nos olhos ou na face);
  • Use vestuário leve, se por acidente cair na água, não interfira com a necessidade de nadar.

Recuperação de Material

Muitos acidentes devem-se a tentativas de recuperação de material que ficou preso, não ponha em risco a sua integridade física para recuperar um anzol. leve material que permita a perda, corte a linha se necessário.

Peixes Perigosos

Alguns peixes podem ter consequências directas e dolorosas, tente conhecer as formas de lidar com as espécies mais perigosas, um pequeno peixe aranha pode transformar o seu dia de lazer num dia de agonia.

Anzóis

O acidente mais comum é provocado pelo lançamento ou recuperação, os anzóis ficam presos nos dedos, nos braços, nas pernas, nunca perca a noção que embora o perigo seja reduzido é incomodo e algumas vezes doloroso um anzol num dedo ou num braço, saliente-se que muitas vezes se perde a noção do espaço envolvente criando acidentes de maior dimensão (quedas das rochas, etc etc)
A maior parte destes acidentes podem ser evitados se não deixar-mos o senso comum de lado, pesque com segurança e divirta-se

Sol

Um dia de pesca sem protecção solar pode tornar os dias seguintes um tormento. Devem ser tomados cuidados em relação à exposição. A pesca embarcada, em que a reflexão solar na água é elevada, exige só por si uma cuidado ainda maior. Utilize vestuário com elevada cobertura corporal de cor clara, utilize protector solar com factores de protecção elevados, coloque o protector ao longo do dia, utilize óculos escuros, não esqueça o boné ou chapéu de pescador. Em dias de elevada temperatura, consuma bastantes líquidos, evite líquidos com elevados teores de açúcar.  


COBRAS – Um perigo nas pescarias

Nosso país não é apenas rico na variedade de espécies de peixes que podem ser capturados pelo pescador esportivo, mas também numa variada gama de aves e outros animais.Calcula-se que existam no Brasil 250 espécies de cobras, dentre elas umas 70 delas venenosas. Sendo assim, o pescador deve ter algumas noções de como evitar esses animais, identificar as espécies venenosas e não venenosas e como proceder no caso de algum acidente.

As cobras vivem em lugares de mata espessa, plantações, rios, lagoas, cachoeiras, pedras, e entre diversos tipos de vegetações. Cupinzeiros e buracos na terra ou em barrancos de rios são ótimos esconderijos para elas. Por isso, para andar na mata deve-se usar botas de couro com cano alto, pois elas evitam até 80% dos casos de picadas, pois as cobras geralmente picam do joelho para baixo. Também não devemos colocar as mãos em buracos no solo, touceiras de capim ou galhadas na beirado do rio, cupinzeiros abandonados e ocos de árvores ou troncos. Estudos indicam que cerca de 15% dos ferimentos causados por cobras, ocorrem nas mãos e no antebraço. Se necessário, deve-se utilizar um pedaço de pau para remexer nesses lugares a fim de se certificar que não existem cobras. 

Acidentes com cobras não são raros e a melhor providência é o socorro rápido através do soro antiofídico. Remédios extraídos de plantas ou tratamentos caseiros não são indicados e podem vir a trazer complicações. A medida mais recomendável é o repouso da pessoa, até conseguir o socorro médico, pois como o veneno vai para a circulação sangüínea, a agitação pode acelerar a ação do veneno.







Arraias 

 perigo para pescadores e turistas escondido nos rios 

 

As arraias são peixes fora do desenho clássico, mas da mesma subclasse dos tubarões, dos quais difere pelo formato achatado de corpo e pela localização das fendas branquiais. A boca é transversal, com as narinas entre a boca e a extremidade anterior do rosto. Olhos sem pálpebras. Possuem cauda longa, que, na parte superior, junto ao corpo, apresenta um, dois ou mais ferrões. Visíveis ou não, essas armas estão perigosamente preparadas contra a vítima, homem ou animal, que nelas esbarra ou que perturbe os peixes que as possuem. Ao longo do ferrão, dezenas de pontas recurvadas; assim, esses ferrões serrilhados penetram nos músculos e aí se fixam como anzóis. Nas bases desses pequenos anzóis, estão glândulas que injetam na vítima um veneno violento, semelhante ao das serpentes. 
    As arraias, que vivem tanto no mar quanto em rios, são mansas e só atacam quando se sentem ameaçadas. 

 


Cuidado com eu ferrão


 

Tem  outras especies de peixes que são muito perigosas Tenha muito cuidado.


E  NUNCA  PESQUE SOZINHO..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas e comentários estarei a disposição.