sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Anzóis


Anzóis

Este pequeno artefacto de metal é muito importante na hora da pescaria o que tem acontecido é que muitos pescadores não dão muita importância para este pequeno item, muitos falam que ele não tem muita importância, mas estão errados ele é um dos factores decisivos para se obter um bom desempenho na captura de diversos peixes
Existem vários tipos de anzóis, uns maiores, uns mais pequenos, uns mais abertos outros mais fechados, uns mais indicados para um certo tipo de peixe que outros.   Dentre os diversos apetrechos de pesca, o anzol é a peça que menos modificações sofreu através dos tempos. 

O anzol é a ligação entre a nossa linha e a boca do peixe dependendo dele e do seu formato o sucesso ou não da pescaria, evidente que como já foi dito antes a pesca não é uma ciência exacta em que respeitando todos os promenores nos seja garantido o sucesso mas ao longo do tempo apercebemo-nos da importância dos promenores.

TAMANHO
Para saber o tamanho adequado dos anzóis que pretende usar, é importante ter em mente as espécies que deseja capturar. Também é bom conhecer um pouco dos peixes que pretende pescar, como por exemplo: saber a posição da boca, tamanho e hábitos alimentares. Com anzol muito grande, dificilmente os peixes conseguirá acomodá-lo na boca, e dependendo da espécie será impossível capturá-la. Por outro lado anzóis pequenos, causam muitos estragos no peixe, pois eles podem o engolir e ferir órgãos internos como brânquias e estômago.


ESPESSURA
A espessura está directamente relacionada à resistência do anzol. Os anzóis finos são óptimos para pesca de peixes com a boca frágil, como carpas, ou com o lábio grosso,  os anzóis finos penetram mais e lhe proporciona uma melhor fisgada, além de ferirem menos os peixes.  


CONSERVAÇÃO
Outro detalhe que temos que prestar a atenção que é o mais desprezado é a conservação dos anzóis. É comum vermos pescadores usando anzóis enferrujados com uma péssima conservação, pescar anzóis assim é muito arriscado como por exemplo: no momento da fisgada se for um exemplar de um bom porte o anzol pode partir no momento da fisgada, anzóis assim são também um grande perigo para o próprio pescador, podendo ele fisgar-se com seu anzol tendo grandes chances de causar uma infecção  ou até mesmo tétano.




Alguns módelos
 
 Anzol Simples Anzol Duplo Anzol Triplo
Anzol Simples Anzol Duplo Anzol Triplo
Um anzol divide-se nas seguintes partes: olhal, haste, abertura, garganta, barbela, ponta e curvatura.
Partes de um anzol


 

Ângulos Olhal 

Fechado
Aberto
Recto
 ângulos olhal anzol

Tipos de Haste

Existem apenas variações no tamanho (Longa, comum ou standard e curta) ou se têm ou não farpas.
Haste anzol
 

Não existe um padrão de tamanhos universal,  variam de um fabricante para outro, no entanto para anzóis convencionais o parâmetro mais utilizado é o Mustad cujo padrão é demonstrado na tabela abaixo. O tamanho do anzol é inversamente proporcional a numeração do mesmo, até o número 1. A partir deste tamanho, a razão é proporcional e a numeração é acrescida do /0
Tamanho Anzóis - Mustad
O pescador para obter os melhores resultados deve ter em atenção a algumas características do anzol,a ponta deve ser afiada, ser muito penetrante, capacidade de reter o peixe apanhado, uma boa resistência e durabilidade. As caracteristicas de um anzol são difíceis de conciliar, na prática, dá-se preferência a uma ou a outra conforme o tipo de  pesca leve ou pesada, ou seja,  as qualidades do anzol mudam em função da categoria e tipo de pesca. Na pesca de peixes de grande porte, dá-se ênfase à resistência, enquanto na pesca de peixes pequenos o mais importante é que o anzol seja penetrante, isto é, que apanhe facilmente o peixe.  

Anzóis ecológicos
São normalmente fabricados para a pesca oceânica, são modelos com tratamento térmico igual a todos os outros modelos mas sem a cobertura química de proteção. A ausência de cobertura faz com que anzol oxide mais rapidamente de modo a que o peixe com um anzol cravado fique livre em poucos dias.

Tipos e anzóis em função da captura

A indicação de espécie para determinado anzol é uma indicação relativa, claro que em função do tipo alguns anzóis adaptam-se melhor a determinadas espécies do que a outras, a experiência real é, na maior parte vezes, mais eficaz do que a descrição de utilização existente nesta tabela.



 Tipos de Anzois
 Bait holder: Facilitam a fixação da isca por possuir farpas na haste.


Beak: Muito resistente e de fisgada firme.


Bowed: Alta resistência e fisgada bastante profunda. 








Carslile: Possui a haste longa (também chamado de pata longa) sendo recomendado para peixes com dentes e de mordida forte (evita que a linha seja cortada)


Carp hook: Muito usado na pesca de carpas, o seu formato facilita a fixação de iscas do tipo massa.


Crystal: Facilita a captura de peixes de boca pequena.






Garatéia: É feito a partir da união de três  anzóis.Geralmente equipa as iscas artificiais.

Haste curta reforçado: Feito de material muito reforçado.

Japoneses: Oferecem excelente fisgada,são os mais usados em competições.



Octopus: Usados para pesca com iscas tipo massa.


Kirby: Usados para iscas vivas



Para minhoca artificial: Possuem a haste dobrada, o que facilita a fixação de  iscas como minhocas e iscas de silicone.



 Para pesca oceânica:São forjados e não dobrados, possuem elevada resistência. As argolas são do tipo agulha e são soldadas ao corpo do anzol.
Round: Tem abertura maior o que proporciona fisgadas profundas, muito usado na pesca de praia e para a captura de peixes pequenos.
Wide gap: Usado para a pesca com iscas vivas. Mantém a isca viva por mais tempo e com maior mobilidade.


Circle Hoock:  A forma é realmente desenhada para pegar os peixes no canto da boca facilitando a retirada do anzol.








OUTROS



Nome:DescriçãoPeixesImagem
Anzóis Japoneses (Gamakatsu - Maruseigo - etc): Estes anzóis são excelentes, muito usados em competições. O peixes mais comuns são pampo, robalo. Anzois japoneses
Anzóis para minhoca artificial Desenhados para minhocas artificiais e outras iscas de silicone. Peixes: black bass (achigã). Anzois para minhoca
Anzóis para pesca pesada: São anzóis forjados e ultra-resistentes, as argolas normalmente são do tipo olho de agulha ou convencionais, porém soldados. Peixes: marlins, atuns, cavalas, dourados, etc. Anzol pesca pesada
Anzol Beak Muito Resistente. Achigã(black-bass), carpa, corvina, etc Anzol break
Bowed Resistente. Carpa. Anzol Bowed
Carlisle Haste longa, evita que peixes com dentes cortem a linha. É de base um anzol kirby com uma haste maior. Peixes: corvina, lúcio. Anzol Carlisle
CrystalApanham facilmente peixes de boca pequena. Anzol com haste fina, farpa pequena, foi desenvolvido para ter um melhor desempenho na altura da fisgada, no entanto, a sua haste fina torna-o frágil não sendo aconselhável para peixes de grande porte. Acará, apaiarí, curimbatá, lambarí, piau, piava, tilápia, papa-terra (betara), pampo. Anzol Crystal
Garatéia União de três anzóis, utilizadas com iscas excessivamente moles, são utilizadas em iscas artifíciais. Peixe espada, barracuda, carpas, fataça do Tejo. Anzol triplo, garateia, fateicha
Anzol Kirby Utilizados com íscas vivas. É um anzol multi-funcional ultrapassado, não se destaca em nenhum tipo de técnica. Muito utilizados antes dos anos 70.
Anzol Kirby
Anzol O' Shaugnessy Muito versátil e resistente. Anzol recto forjado, muito comum na década de 80, ainda hoje é largamente utilizado na pesca profissional (espinhéis) e na confecção de iscas para fly. Sua utilização na pesca desportiva é reduzida, já que se caracteriza por não ser muito eficaz no instante da fisgada.Anchova, pampo, robalo, corvina. Anzol shaugnessy
Anzol haste curta reforçada Muito resistente. Pacú. Anzol haste curta reforçado
Anzol Octopus Usado para pesca com iscas tipo massa.
Anzol octopus
Anzol Wide Gape
Anzol do Robalo
Mantém as iscas vivas por mais tempo e com maior liberdade de movimento. Pescada, robalo, achigã (black-bass), tucunaré. Anzol Wide Gape
Anzol Circular Este tipo de anzol é relativamente recente, é usado sobretudo no big game (pesca grossa), no entanto, começa a ser utilizado noutras técnicas de pesca.
Anzol circular mustad
BaitholderOs baitholder são os anzóis com farpas que seguram a isca (morta) evitando que ela escorregue até a ponta do anzol. Muito usado na década de 80 e 90, com os novos modelos mais eficazes são cada vez menos utilizados.
Anzol baitholder
AberdeenOriginalmente é um para montagem para pluma, existem muitos pescadores que usam este anzol para pesca convencional com isca morta, tem as mesmas características do crystal mas não é tão frágil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas e comentários estarei a disposição.