domingo, 2 de maio de 2010

Insetos na pescaria!!!!!!

Amigos Leitores e seguidores caso tenha alguma fórmula ou dica que possa estar compartilhando fiquem a vontade estarei colocando em destaque para todos nos amantes da pesca possamos pescar com mas conforto fica a vontade para deixar seu comentário.

A vida de pescador não é nada fácil, temos que pescar com a companhia de alguns insetinhos chato.




Sem dúvida todos nós pescadores seja amador ou profissional já pescou com estes insetos,são tão irritantes que conseguem tirar do sério até as pessoas mais calma. Essa praga que regularmente atormenta os companheiros nas pescarias, e que atende pelos mais variados nomes: pernilongo, mutuca, pium, pórvinha, muriçoca, borrachudo e entre outros. Um dos insetos mais temidos e odiados pelos pescadores. Mas e bom lembrar que estes  insetinhos são educados, e atacam alternadamente: os pernilongos pela manhã e à tardinha, e os piuns ou pólvoras durante o dia.

E, em cada ataque, surge a pergunta: o que fazer para combater as picadas?

Usar sprays, as pomadas e os líquidos usados como repelentes será que é a solução para pescaria de momento pode até ser mas logo eles voltaram com mas fome ainda


Pernilongo: Existem várias espécies que se diferem em pequenos pontos, como tamanho das patas e do corpo. Ao contrário do que todos imaginam, esses insetos só atacam à noite – das 18 h às 6 h. Nas regiões do Pantanal, da Amazônia e em todas as beiras de rios, os pernilongos são tão “atrevidos”que conseguem penetrar a roupa. Uma dica: eles não conseguem atravessar roupas plásticas, como capa de chuva. Os pernilongos, por incrível que pareça, servem como indicadores de mudança de tempo. Por isso, ao perceber que eles estão a todo vapor – mesmo nos dias de muito vento, que dificulta os ataques – pode ter certeza de que vem chuva por ai.

Borrachudo: Esse inseto,não em hora para atacar, nas pescaria de costa até parece praga tem muitos  aparece com mais freqüência nos dias quentes e de pouco vento.



Pólvora: A popular “porvinha” é um inseto minúsculo, que lembra um grão de pólvora, Mas como só anda em grandes nuvens, seus ataques são intensos, e chegam escurecer o corpo. Os canais e manguezais são seus locais preferidos.

Mutuca: O termo mutuca é a designação comum a todos os insetos dípteros da família Tabanidae, de corpo robusto e de tamanho médio a grande, sendo apenas as fêmeas hematófagas. São incômodas ao gado e ao homem, devido às suas picadas dolorosas. Também são conhecidos pelos nomes de butuca, moscardo, motuca e tavão.
Essa mosca avantajada costuma atacar com mais freqüência em novembro. Seus locais prediletos são as praias próximas do pé da serra e da Mata Atlântica. Existem dois tipos: Para se ter uma idéia, esses insetos conseguem, muitas vezes, driblar até a roupa da gente.
Já o segundo tipo costuma rodear a cabeça das vítimas até de baixo d’água. No entanto sua “picada” raramente causa dor, inchaço ou coceira.




Estou aguardando a sua sugestão de como pescar tranquilo ou sua dica!!!!!! Para estar publicando.